Como a reforma previdenciária afeta os servidores públicos? O objetivo da reforma foi aproximar o RPPS do RGPS, reduzindo-se as diferenças até então existentes.
Importante salientar que a reforma só alcançou quem ainda não preenchia
O objetivo da reforma foi aproximar o RPPS do RGPS, reduzindo-se as diferenças até então existentes.
Importante salientar que a reforma só alcançou quem ainda não preenchia todos os requisitos para se aposentar antes de 13/11/2019, data em que iniciou sua validade.
SEXO | IDADE | TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO | VALOR DO BENEFÍCIO | TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO | TEMPO NO CARGO EM QUE SE DARÁ A APOSENTADORIA |
MULHER | 55 | 30 | integral | 10 | 5 |
60 | proporcional |
| |||
HOMEM | 60 | 35 | integral | 10 | 5 |
65 | proporcional |
|
PODE SE APOSENTAR QUEM INGRESSOU | ATÉ 14/12/1998, CUMPRIDAS ALGUMAS REGRAS DE TRANSIÇÃO | ATÉ 18/12/2003 | DE 19/12/2003 A 03/02/2013 |
A PARTIR DE 04/02/2013 |
HOMEM | ≥ 53 ANOS |
INTEGRALIDADE (se aposenta com o valor do ultimo salário) PARIDADE (recebe reajustes como se estivesse na ativa) |
Com o equivalente à média dos 80% salários, com reajuste pela inflação | Com o equivalente à média dos 80% salários, com reajuste pela inflação |
MULHER | ≥ 48 ANOS | O valor dos benefícios maiores fica limitado ao teto, sendo necessário uma previdência complementar | ||
CONTRIBUIÇÃO À PREVIDÊNCIA PARA | QUEM INGRESSOU ATÉ 03/02/2013 | QUEM INGRESSOU A PARTIR DE 04/02/2013 | ||
11 % sobre o total da remuneração | 11 % limitada ao teto do INSS | |||
FATOR PREVIDENCIÁRIO | NÃO INCIDE |
Como a reforma previdenciária afeta os servidores públicos?
Importante deixar claro que quando promulgada a EC nº103/2019 pelas mesas da Câmara de Deputados e do Senado Federal, essas regras passaram a valer somente para os servidores públicos federais, ficando de fora os servidores públicos dos estado e municípios, sendo competências das assembleias legislativas e camaras municipais supostas alterações.
A partir de 13/11/2019 há a incidência imediata no que tange aos requisitos para a obtenção dos benefícios previdenciários e respectivas regras de transição, tendo em vista que prescinde de sancionamento ou veto presidencial, salvo as mudanças nas alíquotas de contribuição, que só entram em vigor 90 dias após a promulgação da EC nº 103/2019, ou seja, as novas alíquotas passam a valer sobre os salários de 03/2020 em respeito ao princípio da anterioridade nonagesimal, insculpido no artigo 150, inciso III, alínea “c” da Constituição Federal.
SEXO |
IDADE | TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO | TEMPO MÍNIMO DE SERVIÇO PÚBLICO | TEMPO NO CARGO EM QUE SE DARÁ A APOSENTADORIA | VALOR DA APOSENTADORIA | CONTRIBUIÇÃO À PREVIDÊNCIA SOCIAL SOBRE O TOTAL DA REMUNERAÇÃO |
MULHER | 62 | 25 | 10 | 5 | 60% da média desde 07/94 + 2% a cada ano que exceder os 20, atingindo-se aos 40 anos de tempo de contribuição 100% da média | 7,5%= até 1 salário mínimo 16,79%= até R$ 39 mil > 16,79%= acima de R$ 39 mil |
HOMEM | 65 | 25 | 10 | 5 |
Regra específica para os servidores, não vale para os trabalhadores da iniciativa privada.
SEXO |
ANO | IDADE MÍNIMA | TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO | PONTUAÇÃO EXIGIDA | TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO | TEMPO NO CARGO EM QUE SE DARÁ A APOSENTADORIA |
CÁLCULO |
♀ | 2019 | 56 | 30 | 86 | 20 | 5 |
60% + 2% a cada ano que passar dos 20 anos de contribuição |
♂ | 61 | 35 | 96 | 20 | 5 | ||
♀ | 2020 | 87 | 20 | 5 | |||
♂ | 97 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2021 | 88 | 20 | 5 | |||
♂ | 98 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2022 | 57 | 30 | 89 | 20 | 5 | |
♂ | 62 | 35 | 99 | 20 | 5 | ||
♀ | 2023 | 90 | 20 | 5 | |||
♂ | 100 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2024 | 91 | 20 | 5 | |||
♂ | 102 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2025 | 92 | 20 | 5 | |||
♂ | 103 | 20 | 5 | ||||
♂ | 2026 | 93 | 20 | 5 | |||
♀ | 103 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2027 | 94 | 20 | 5 | |||
♂ | 104 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2028 | 95 | 20 | 5 | |||
♂ | 105 | 20 | 5 | ||||
♀ | 2029 | 96 | 20 | 5 | |||
♀ | 2030 | 97 | 20 | 5 | |||
♀ | 2031 | 98 | 20 | 5 | |||
♀ | 2032 | 99 | 20 | 5 | |||
♀ | 2033 | 100 | 20 | 5 |
Durante a transição, o cálculo do valor da aposentadoria para servidores que ingressaram no serviço público após 2003 será feito já segundo a regra permanente: 60% da média dos salários de contribuição mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição. Assim, se um servidor se aposentar aos 35 anos de contribuição, contará com 90% da média (60% + 15 anos x 2%).
Válido tanto para segurados da iniciativa privada quanto servidores.
SEXO | IDADE MÍNIMA | PEDÁGIO | SERVIDORES QUE INGRESSARAM ATÉ 31/12/2003 | SERVIDORES QUE INGRESSARAM A PARTIR DE 31/12/2004 |
MULHER | 57 | 100% sobre o tempo que falta para se aposentar pelas regras atuais | mantêm o direito à integralidade e paridade caso cumpram esse direito | valor da aposentadoria será 100% da média de salários desde 07/94 |
HOMEM | 60 |
Como a reforma previdenciária afeta os servidores públicos?
Por Jonas Ferreira,
Advogado especialista em Direito Previdenciário.
Leia também sobre Novas alíquotas para segurados.
EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS DÃO DIREITO À CONCESSÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL Quem tem direito?…
TRABALHADORES EXPOSTOS À ALTAS TEMPERATURAS TÊM DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL Quem tem direito? Os…
SAIBA TUDO SOBRE A APOSENTADORIA ESPECIAL DO TRABALHADOR EM OLARIAS Quem tem direito? Trabalhadores de…
Exposição à poeira dá direito à Aposentadoria Especial Quem tem direito? Os trabalhadores que trabalham…
Quem tem direito? O vigilante, guarda ou vigia, que exerce seu trabalho, com ou sem…
Quem tem direito? Comissário de voo, comandante, copiloto, engenheiro de voo. Quais os documentos que…